2022
Next: 2024/2023 Previously: 2021/2020/2019/2018/2017/2016/2015/2014

JuliaCon 2022 CFP

Este documento está traduzido em francês, alemão, espanhol, russo, chinês simplificado, ... (Falta o seu idioma? Envie um PR)

As inscrições para palestrantes na JuliaCon 2022 estão abertas e aguardamos a sua proposta.

A JuliaCon tradicionalmente apresenta palestras que vão do introdutório ao avançado em tópicos relacionados a vários campos, com desenvolvedores e pesquisadores tanto da academia quanto da indústria. Se você já trabalhou com Julia, a JuliaCon é o melhor meio de compartilhar o seu trabalho com a comunidade do Julia.

Para ter noção das apresentações em anos anteriores, veja os nossos programas e gravações: (2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, and 2021).

Nós estamos interessados em escutar sobre todos os tópicos que tem relação com Julia. Exemplos deste tipo de tópico são:

O critério mais importante é se o tópico pode ser interessante para a comunidade do Julia.

Tipos de proposta

Esse ano teremos 6 tipos diferentes de proposta que podem ser submetidas. Todas as apresentações serão pré-gravadas e enviadas até o começo de julho (a data exata será anunciada posteriormente). Espera-se que Oficinas e Grupos de Interesse sejam ao vivo. Pela primeira vez aceitaremos propostas de trabalho que não estão em Inglês. Veja abaixo para mais detalhes.

Palestras

Esse tipo é dedicado primariamente ao compartilhamento de trabalhos técnicos com a comunidade do Julia, sejam trabalhos relacionados ao desenvolvimento de software, pesquisa ou aplicação em algum campo específico.

Minissimpósios

Um minissimpósio é uma "conferência dentro de uma conferência", onde os organizadores são responsáveis por agendar palestrantes, painéis e discussões como acharem melhor. Espera-se que os organizadores de um minissimpósio forneçam um moderador ou presidente de mesa (chair) para a sessão. Um minissimpósio é alocado na agenda em um espaço de 2 ou 3 horas. Nota: Em contraste com a JuliaCon 2021, os minissimpósios serão agendados antes do começo oficial da conferência, juntamente aos minicursos.

Minicursos

Um minicurso é usualmente uma sessão interativa de 3 horas, onde o apresentador programa ao vivo na frente da audiência e compartilha o código com o público para facilitar o acompanhamento. Os minicursos ocorrerão antes do começo oficial da conferência. Exemplo de tópicos para esse tipo de evento incluem tutoriais de pacotes específicos ou tutorials de um tópico específico. Nota: Como esse é o primeiro ano em que a JuliaCon aceitará propostas de minicursos em várias línguas, então pedimos que mantenham o nível do minicurso mais próximo do introdutório se a língua do minicurso não for o Inglês.

Pôsteres Virtuais

Como a JuliaCon 2022 será inteiramente virtual esse ano, então os apresentadores desse tipo não prepararão pôsteres físicos. Ao invés disto, pedimos que forneçam uma gravação de 3 minutos do seu tópico proposto. Os vídeos serão usados em salas de bate-papo dedicadas à exibição dos pôsteres virtuais, onde o público poderá assistir o vídeo e participar da conversa sobre ele ou o tópico apresentado.

Grupos de Interesse (Birds of a Feather)

As sessões de grupos de interesse são sessões para discussões organizadas em torno de tópicos específicos. Por exemplo, os mantenedores de pacotes podem usar essas sessões para organizar um encontro e recrutar contribuidores, ou membros da comunidade podem organizar grupos de discussão sobre recursos de ensino para o Julia ou contratação de diversidade. Essas sessões serão alocadas na agenda em um espaço de 1 hora e não serão gravadas.

Experiências

O objetivo desse tipo é receber os novos membros da comunidade. Exemplo de tópicos incluem a sua funcionalidade favorita no Julia, como o Julia te ajudou a resolver um determinado problema, um problema interessante que você resolveu em uma aula na universidade, ou, de modo mais geral, como o Julia tem sido uma boa adição para o seu fluxo de trabalho. Essas apresentações durarão 3 minutos e serão distribuídas entre diferentes sessões durante a conferência. Nós encorajamos que o apresentador mostre informações de contato como o nome de usuário no Twitter ou GitHub, ou seu endereço de e-mail nos seus slides se estiver aberto a receber perguntas, pois não será alocado tempo para perguntas do público. Nós somos especialmente receptivos aos novos membros compartilharem suas impressões com a comunidade usando esse tipo. Se você é um professor usando Julia nas suas aulas, nós encorajamos que convide os seus estudantes para aplicar neste tipo e compartilhar essas experiências com a comunidade do Julia.


Ao submeter sua proposta (resumo), você pode selecionar várias categorias para avaliação.

Detalhes da aplicação

Nós usamos um processo de aplicação anonimizada para evitar viés de seleção relacionado ao candidato. Apesar de ser impossível forçar um duplo cego, dado que a maior parte das aplicações deve conter links para códigos-fonte abertos, todo o esforço será feito para uma avalição imparcial. Se você está submetendo uma proposta para sessão em outra língua que não em inglês, então a submissão também pode ser na mesma língua escolhida. Adicionalmente, por favor sempre forneça uma versão em inglês da sua proposta (mesmo uma tradução de máquina está bom!). Nós iremos sempre buscar falantes nativos da língua de escolha para avaliar a proposta. No entanto, caso isso não seja possível, nós utilizaremos a tradução em inglês de modo a submeter para um grupo maior de avaliadores. Se escolher apresentar em uma língua diferente do Inglês, por favor mencione isso no próprio resumo (e.g. "Essa oficina será apresentada em Tailandês", ou "Eu farei uma exposição de Experiências em Tcheco").

Se você está aplicando uma oficina ou grupo de interesse que acredita se beneficiar de ocorrer em um horário determinado, por favor indique isso na sua proposta. Por exemplo, se você quiser apresentar uma oficina em Mandarim, e quer que ocorra em um horário conveniente para o público na Ásia, indique isso no seu resumo.

Gravações e materiais

A JuliaCon 2022 será uma conferência online, e para facilitar o planejamento da conferência, nós pedimos aos nossos apresentadores que submetam uma versão gravada da apresentação antes da conferência, e planejamos tornar todo o material gravado acessível ao público após a conferência. Se, por alguma razão, você preferir que o seu vídeo permaneça privado, por favor contate-nos em juliacon@julialang.org. Finalmente, também pedimos que coloque o seu material e gravação disponíveis com licença Creative Commons (padrão: sem reuso comercial) ou outra licença de código aberto. Se você desejar que a sua apresentação seja em inglês e outra língua, então pedimos que submeta duas versões da gravação (uma em cada língua).

Transcrições

De modo a melhorar a acessibilidade, nós exigimos transcrições como parte da aplicação. Fique de olho no e-mail usado na aplicação para maior detalhes sobre o processo.

Publicações nos Anais

Esse ano nós oferecemos a chance de ter o seu trabalho publicado como parte dos anais da JuliaCon. Mais detalhes em breve.

Registro para apresentadores

Nós esperamos que os apresentadores se registrem para a conferência. Note que como a JuliaCon 2022 é inteiramente online, então o registro será gratuito.

Contatos

Você pode nos contatar com questões e comentários em juliacon@julialang.org.

Código de Conduta da Conferência

A JuliaCon é dedicada a prover uma experiência positiva para todos os atendentes, sem discriminação de gênero, identidade ou expressão de gênero, orientação sexual, capacidade, aparência física, tamanho, etnia, idade, religião ou origem nacional. Nós encorajamos interações entre o público que sejam respeitosas e com consideração pelo bem-estar do outro, de modo que não toleramos qualquer tipo de assédio aos participantes. Por exemplo, linguagem ou menções de cunho sexual não são apropriadas em qualquer espaço da conferência, incluindo palestras e sessões de conversa entre eventos. Participantes que violem esse padrão podem ser sancionados ou expulsos da conferência (sem reimbolso) pelos organizadores. Nossa política anti-assédio pode ser vista aqui.

Apêndice

Processo de avaliação

Para referência, abaixo se encontram os guias e processos de avaliação que os revisores empregarão para a seleção.

O paper dos revisores é garantir a qualidade do conteúdo apresentado na JuliaCon.

Conflito de interesses

Em qualquer caso de conflito de interesse, o revisor alegará sua suspeição e sinalizará para os demais organizadores de modo a encontrar um substituto rapidamente. Nenhum revisor deve avaliar uma aplicação na qual seja autor ou tenha outra forma de conflito de interesse. Veja o guia PNAS para mais informações. Conflitos de interesse incluem qualquer trabalho ou autores com os quais o revisor possua "qualquer associação que seja percebida como conflito de interesse de ordem intelectual ou financeiro" (ver guia PNAS acima).

Código de Conduta

O revisor se compromete a ler e respeitar o Código de Conduta da conferência na avaliação e em toda comunicação durante o processo de seleção.

Se um resumo submetido não estiver de acordo com o Código de Conduta, o revisor deve remetê-lo ao comitê dos organizadores.

Critérios para a avaliação

Não alcançar os critérios abaixo resultará em notas menores.

  1. O resumo deve ser fácil de ler e compreensível para alguém que não trabalhe no mesmo tópico. O título deve tornar fácil de identificar o tópico abordado pelo conteúdo.

  1. O resumo apresentado deve ser tecnicamente correto até onde for capaz de avaliar dado o conhecimento do revisor.

  1. O tema deve ser de interesse para a JuliaCon, incluindo, mas sem se limitar, aos tópicos listados na chamada de propostas.

  1. Se o tipo de apresentação pedido pelo autor (experiência, palestra, minicurso, pôster, minissimpósio, grupo de interesse) não parecer apropriado, o revisor pode sinalizar ao candidato e sugerir outro tipo.

  1. Casos de uso do Julia em ambientes da iniciativa privada são geralmente de interesse da conferência. Em particular, conteúdo sobre o desenvolvimento de produtos usando ou interagindo com o Julia e seu ecossistema são bem-vindos. No entanto, palestras e pôsteres não são lugares adequados para propaganda ou venda de produtos.

Critérios de pontuação

A seguir estão os critérios pelos quais serão atribuidas as notas (1-5):

  1. Aplicabilidade para a comunidade Julia. Os usuários do Julia estariam interessados nessa apresentação pelos métodos ou seus resultados? Propostas de interesse amplo dos usuários do Julia devem receber maiores notas.

  1. Contribuições para a comunidade. É um novo pacote para as pessoas usarem? Pospostas de código ou ideias que outros podem usar devem receber maiores notas.

  1. Clareza. Qual a finalidade dessa apresentação? O que as pessoas vão aprender? Propostas que sejam claras quanto ao seu objetivo devem recerber maiores notas.

  1. Significância para a comunidade. Isso é algo que mudará a forma de várias outras pessoas usarem Julia ou seu ecossistema de pacotes? Propostas mais significantes para os usuários do Julia devem recerber maiores notas. Note que isso não requer significância científica, apenas significância como software ou tutorial para os usuários do Julia.

  1. Diversidade de tópico. Como uma comunidade nós valorizamos a diversidade de aplicações. Poropostas que são voltadas a novas áreas e campos para a comunidade do Julia expandir devem receber maiores notas.

  1. Corretude. Propostas devem ser tecnicamente corretas. Erros gritantes devem ser destacados e levados em consideração.

  1. Classificação. Os critérios serão mais estritos para apresentações mais longas.

Processo de revisão

Comentários de revisão

Cada revisão deve incluir um comentário que justifica as notas que foram dadas. Por exemplo, um comentário pode ser como: